terça-feira, 10 de março de 2009

DEUS

O ser se desinteressa do ser
quando o humano se produz
no homem que responde por seu próximo,
mesmo por aquele que é estranho.

Deus não é apenas a criação, a onipotência,
recompensas ou promessas.
A necessidade e a oportunidade de pensar Deus que vem à idéia
só chegam depois de vislumbrarmos o amor gratuito,
só porque sobrevivemos
a uma época sem ética e sem socorro.

Desejo que esse Deus se reserve ao aqui
com a finalidade não de me guiar ou de me oferecer ao Outro
mas de ser transcendido pelo meu viver,
na qualidade do além, e não no além.
No predicado do além que opera aqui.

E depois: Que tudo que ficou se alie aos próximos viveres.
Fora do ser, mas na sua nostalgia sem que alguém o lembre.
Ente deixado cheio do seu valor, mas deixado.
E outro ser de mim nasça no Outro, em outro lugar,
afirmado em mais uma diferença.
Aí se insurja um outro Deus possível,
e só possível porque diferente.

Falava que desejo esse Deus,
o Deus do meu ser
sobre o qual não desça a posse,
porém o abrir-se
de que sofre todo ente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário